segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Passeio a Ponte Alta- Barra do Piraí

19 comentários:

  1. A fazenda era muito legal, tinha coisas bem interessantes e coisas antigas,
    ela tinha um grande valor histórico. Aprendemos demais, sobre tudo!
    - Maria Carolina e João Pedro

    ResponderExcluir
  2. Nos gostamos, porque conta a historia da fazenda, da família e os escravos. E também tem vários fatos históricos.

    Antonio e Ana Julia

    ResponderExcluir
  3. A gente escolheu a foto da senzala porque foi nossa maior curiosidade. A vida dos escravos,como eles eram tratados,como eles dormiam e área onde eles dormiam,o piso o jeito como eles dormiam

    Vicente e Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  4. As fotos ficaram muito bonitas e interessantes gostei muito da foto onde aparece todo mundo dançando o minueto , da maquete e senzala .
    Nós achamos a fazenda de café muito legal , aprendemos muito sobre os escravos.
    Lucas e Tiago

    ResponderExcluir
  5. A fazenda Ponte Alta é um lugar legal para aprender a história dos escravos.
    eles explicaram muitos costumes de antigamente, como: naquela época eles dançavam minueto, também o pai que escolhia com quem a filha ia se casar.

    ResponderExcluir
  6. Os comentários estão muito superficiais. Escrevam o que aprenderam sobre o que está sendo mostrado nas fotos.
    Aída

    ResponderExcluir
  7. eles dormiam jogados no chão todos apertados eles eram muito mal tratados eles dormiam numa madeira que era o piso e dormiam na senzala

    Vicente e Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  8. Foi uma forma de aprendizado saber como foi o passado dos escravos , do cafe e de tudo mais da quela época . Todos nos tivemos uma ótima tarde na fazenda conhecendo - a . Alguns eram antigos , e outros não . Aprendemos que vida dos escravos era muito difícil , mas para alguns não . A fazenda era dividia em três casas : a casa grande, a enfermaria dos escravos e a senzala que era aonde os escravos ficavam . Nossa visita foi bem interessante !!!
    - Eduardo Olinto , Julia Pereira e Paulo Campbell

    ResponderExcluir
  9. Nós vimos muitas coisas interessantes como: o que os feitores botavam nos escravos , objetos bem antigos , o jeito antigo que escreviam açúcar, a estrutura da fazenda e a roda d'água. Vimos também a peça Sarau que dizia a vida da família da fazenda. Tinha a maquete da fazenda que mostrava a fazenda . A guia disse que a maioria das fazendas eram quadradas, e poucas eram em forma de L ou de U.
    Os escravos viviam cheios de coisas para fazer sem nada em troca .Existiam muitos tipos de escravos como por exemplo as mucamas que trabalhavam nas casas , a ama de leite que amamenta os filhos dos nobres , escrava de luxo ,que era tratada como uma pessoa nobre e representa que a pessoa era muito roco
    Vimos a peça sarau que tinha a cuspideira e dançamos o minueto que era a dança da época
    Ana Zacour e Bernardo Gribel

    ResponderExcluir
  10. A Fazenda Ponte Alta tem uma história muito interessante. Ela era uma fazenda cafeeira e já teve 1500 plantações de café. Ela tem um formato quadrilátero. Ela foi criada em 1830 e já teve 800 escravos trabalhando no processo do café. Imagina só ser um escravo, ser chicoteado, trabalhar por obrigação, ter que dormir em uma esteira de palha no chão frio da senzala?!

    ResponderExcluir
  11. O minueto era uma dança tipica daquela época que o homem e a mulher só tocavam um a mão do outro . Naquela época tinha vários tipos de escravos : os escravos de luxo , as amas-secas que eram as babás , as amas-de-leite que era quem amamentava os bebês do barão e os escravos de ganho que ganhavam dinheiro e eram tratados melhor.
    Tinham vários tipos de castigos como : o tronco e o chicote .
    Tiago e Lucas

    ResponderExcluir
  12. Gostamos das senzalas porque mostrava aonde os escravos dormiam ( em camas de palha),também gostamos do minueto porque era uma dança típica da época, vimos as batedoras de café. Na época o pai que escolhia com quem a filha iria casar porque o pai queria que a filha se casa-se com um homem rico ( classe alta).

    ResponderExcluir
  13. A fazenda era formada por uma senzala, casa grande,casa do feitor,terreiro de secar café,engenho e plantação de café. A fazenda tinha mais ou menos 400 escravos na época da escravidão. Os escravos podiam ser de luxo, mucama,ama seca,ama de leite, de ganho e ambulante. Na época existiam vários costumes como: o pai escolhia com quem sua filha iria casar, elas se casavam por volta de 13 á 15 anos, existia a cuspidora onde os Barões cuspiam, também naquela época muitas fazendas tinham plantações de café e existia o troninho onde onde eles faziam suas fezes. A fazenda existe á 183 anos.

    ResponderExcluir
  14. O passeio foi interessante porque podemos conhecer assuntos no século xix.
    Entramos nas senzalas e dentro delas tinha mais ou menos nada o chão era de madeira e era tudo horrível.
    Tinha uma sala que tinha uma maquete que representava o terreno de tudo, dentro da sala também tinha uma banheira, um vaso, uma mesa em que a moça colocava os doçes, um banco para namorar e tinha uma taça. Tinha um espaço cheio de grama era aonde plantavam o café.
    Nas senzalas não tinham janelas para que os escravos não fugissem.
    Vimos uma peça que se chama sarau, nela eles falaram sobre os costumes da época um deles era que a filha se casava com 11 a 14 anos.

    -Julia Martins e Rodrigo Lobão

    ResponderExcluir
  15. No passeio A Fazenda Ponte Alta aprendemos muitas coisas interessantes do passado como era , e como se vivia lá era uma plantação de café , e era bem grande dançamos na apresentação do Sarau e vimos como era no passado . Nós gostamos da parte que fomos as senzalas o chão tinha buracos eles dormiam todos autuados , e não eram permitidos de fazer sua cultura . Avia um registro da hora que saiam da senzalas e entravam na Fazenda Ponte Alta cabiam 2100 escravos , as senzalas não tinham janelas por que podiam fugir a noite as portas eram trancadas , e reabertas bem sedo para que eles saiam para que fizerem os dever quando acordarem tinha um hospital de escravos onde eram curados de doenças bem fáceis de curar agora que todo cura em casa com : gripe e febre amarela . a Fazenda Ponte Alta é um bom lugar para aprender sobre o passado . Camila e Theo

    ResponderExcluir
  16. A fazenda Ponte Alta é um lugar muito bom de se aprender História.A estrutura da fazenda é bem antiga , e quando fomos ver a maquete dava pra ver que aquele lugar era bem grande.Antigamente as pessoas tinham muitos costumes como: dançar minueto (e para dançar as mulheres usam vestidos longos e os homens ternos com gravatas de laço).Nós entramos em uma senzala original e lá tinham objetos de cozinha e de castigo. A Fazenda Ponte Alta é um lugar ótimo de aprender História.

    ResponderExcluir
  17. la e um otimo lugar pra aprender historia como a :
    senzalas que era onde os escravos dormiam
    a maquete da fazenda

    eduardo filho e isabella

    ResponderExcluir